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Vendas por live: O que são e como funcionam?

Guia completo das vendas por live: tudo o que você precisa saber para vender via Shopstreaming

Já ouviu falar em vendas por live? O conceito ainda é novo aqui no Brasil, mas grandes marcas como Riachuelo, Lojas Americanas e Renner já experimentaram esse novo canal de vendas. Estamos falando sobre shopstreaming, ou seja, uma junção entre a live stream e o e-commerce, uma tendência que já traz resultados enormes para mercados asiáticos como China e Coreia do Sul.

Ainda engatinhando por aqui, mas com muito potencial de crescimento, as vendas por lives estão ganhando espaço e se tornando as queridinhas dos consumidores. Fique tranquilo se você está meio perdido, pois neste artigo vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre o Shopstreaming e dar dicas valiosas para que você entenda como realizar lives de sucesso. Continue a leitura para conferir tudo!

O que são as vendas por live?

As vendas por live, ou seja, o Shopstreaming, são uma maneira interativa e prática de demonstrar e vender produtos para o cliente. A experiência é completa e acontece em uma única tela. Diferente do e-commerce, em que o consumidor entra no site, coloca os produtos no carrinho e finaliza a compra, a live proporciona uma experiência muito mais completa e diferenciada.

Quando uma marca decide vender via Shopstreaming ela faz uma parceria com um influenciador que será responsável por explicar e demonstrar o produto, além de tirar dúvidas e interagir com o público. Basicamente, é uma união entre o entretenimento e o consumo, pois os influenciadores proporcionam um tom mais informal e leve para a comunicação. 

Além disso, as vendas por live são muito práticas e simples, ou seja, em poucos cliques as pessoas podem comprar o que desejam sem serem redirecionadas para outro ambiente. Uma experiência integrada e muito mais interessante para quem vende e para quem compra.

lives-ecommerce-vendas-online-china(Imagem: Getty Images)

Como realizar vendas por live?

A boa notícia é que fazer vendas por live pode ser  muito fácil. Ao realizar a sua com a Mimo, a primeira plataforma de Shopstreaming do Brasil, não é necessário um investimento inicial, pois trabalhamos apenas por meio de comissões. É simples e prático, portanto, se você é uma marca que deseja usufruir de um novo canal de vendas, o Shopstreaming pode ser uma ótima oportunidade.

1. Encontre uma plataforma de shopstreaming

Antes de qualquer coisa, não se esqueça de que para ter sucesso na sua live é preciso encontrar um bom parceiro. A Mimo proporciona uma experiência “all in one screen”, em que tudo acontece em um único ambiente. Isso significa que, durante a live, o cliente não será redirecionado para outra tela ao comprar um produto.

2. Defina a dinâmica e os produtos a serem comunicados

Outro ponto importante é definir como será a live, ou seja, se vão ter jogos, perguntas ou outras dinâmicas a serem exploradas. Além disso, é preciso ter clareza sobre quais produtos serão anunciados e quais serão as ofertas e condições de pagamento especiais.

3. Escolha o influenciador

A escolha do influenciador é essencial, pois é importante optar por uma personalidade que tenha fit com a marca e agregue valor para a mensagem que será transmitida. Não basta apenas escolher um influenciador com muitos seguidores se ele não conversa com a essência e identidade da marca. Ah, lembrando que mais de um influenciador pode participar da live.

4. Comunique a live

Para a live ser um sucesso, é importante que seja divulgada nos canais da marca e do próprio influenciador para atrair um público interessante. 

Como explicar sobre seu produto em uma live?

Um dos grandes diferenciais do Shopstreaming é que ele permite que o influenciador fale sobre o produto, mas vá além, podendo até demonstrá-lo também. É claro que uma live exige certo planejamento e organização, mas a ideia é que esse formato de vendas seja mais descontraído, proporcionando maior liberdade e flexibilidade. 

No caso de vestuário, por exemplo, é possível montar vários looks com diferentes peças de roupas. Já a maquiagem pode ser demonstrada ao vivo por meio de um tutorial. Também é possível testar e exemplificar como os aparelhos eletrônicos funcionam.

Basicamente, o importante é mostrar os diferenciais e dar a oportunidade do consumidor ver o produto sendo utilizado e testado. Imagine só como é bom para um consumidor interessado em uma camiseta ver alguns looks e opções de uso do produto. Isso pode influenciar bastante a decisão de compra.

A comunicação deve ser clara, honesta e simples. É importante que o influenciador transmita a mensagem de uma maneira autêntica e seja verdadeiro em relação às características do produto.

Como prender a atenção do seu cliente em uma live?

Prender a atenção com as vendas por live pode ser um desafio, portanto, para não perder o público no meio do caminho é recomendado criar uma dinâmica diferenciada. Organizar um roteiro junto do influenciador é uma boa também.

Aliás, é importante reforçar que mais de um influenciador pode ser convidado para a live. Por mais que o objetivo final seja demonstrar o produto, podem ser criados quizzes, jogos ou até ser realizada uma performance especial. Criar interações espontâneas com o público é uma ótima estratégia também, pedindo para enviarem sugestões ou dúvidas. As pessoas gostam de se sentir parte do conteúdo que consomem. 

Quais são os benefícios de realizar vendas por live?

Em 2016, quando ainda estava no começo, o live streaming já era um mercado de mais de US$30 bilhões. A previsão é de que haja mais que o dobro do crescimento até 2021, o que o tornaria em uma indústria de mais de US$ 70 bilhões.

O crescimento acelerado se dá por conta das inúmeras vantagens de se realizar vendas por live. A marca, o influenciador e o shopper saem ganhando com este novo canal de vendas. A Mimo, por sua vez, conta com benefícios exclusivos para marca, influenciador e shopper. Confira tudo!

Vantagens para a marca

Baixo investimento 

Este novo canal de vendas é exatamente o que as marcas que buscam por alto retorno com baixo investimento precisam. O alcance e o engajamento podem ser muito elevados e não há custos gigantescos envolvidos.

Oportunidade de interação

Cada vez mais as pessoas querem se conectar com as marcas e os influenciadores. Uma live proporciona esse ambiente no qual o consumidor não apenas consome conteúdo, mas pode enviar perguntas. 

Taxas de conversão elevadas

Como você já deve ter notado, o Shopstreaming traz resultados muito relevantes se for bem executado. É uma oportunidade de elevar as vendas da marca.

Vantagens para o influenciador

Visibilidade

Lives com grandes marcas são uma oportunidade para influenciadores digitais que desejam crescer e ganhar mais espaço na mídia.

Uma nova forma de monetização

Seja por meio de cachê ou comissões, os influenciadores podem ter um ótimo retorno financeiro com o Shopstreaming.

Credibilidade com o público

Ao se conectar com marcas que fortalecem a sua imagem, o influenciador eleva a sua própria credibilidade também.

Vantagens para o shopper

Ofertas e condições especiais de pagamento

É muito comum que durante as lives as marcas deem condições especiais para quem está assistindo, o que é uma grande oportunidade.

Interação

Poder tirar dúvidas e interagir com o influenciador durante a live torna a experiência diferenciada.

Rapidez na hora da compra

Para completar, a compra é feita em poucos cliques, ou seja, é muito fácil finalizar o processo durante a live.

Conheça a Mimo, a primeira plataforma de Shopstreaming do Brasil

Curtiu conhecer mais sobre o universo das vendas por live? A Mimo faz parte dessa revolução do mercado e queremos te convidar para acompanhar tudo o que estamos criando. Em breve, estarão rolando lives de diversas marcas o dia todo na nossa plataforma. Estamos preparando uma experiência incrível para você!

Se quiser fazer parte do countdown, se cadastre e fique sabendo em primeira mão sobre as novidades. Clique aqui para conhecer a Mimo e cadastrar o seu email.

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Que legal que você quer vender na Mimo.

São inúmeras vantagens:

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- Um novo canal de venda e nova forma de monetização
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O primeiro passo é mandar os seguintes dados:

Plataforma de E-commerce